Associação Folclórica Bolívia Brasil

2023

Nossa história

Fundada em 2007

Realçamos o folclore boliviano no Brasil

O ponto de encontro das fraternidades era na saudosa Igreja Nossa Senhora da Paz na Liberdade pelo ano 2000. Já em 2006 o espaço que acolheu a expressão cultural boliviana foi o Memorial de América Latina.

Segundo nosso ESTATUTO, temos a missão de promover o folclore boliviano incondicionalmente sempre que seja pertinente em espaços públicos e privados em território brasileiro.

1999
O começo.
Primeiro Desfile Folclórico

A primeira entrada folclórica foi realizada na Praça Padre Bento, próximo a igreja Santo Antônio no Bairro do Pari em São Paulo. Inicialmente no anos 90 a comunidade boliviana fazia a Feira Boliviana na Praça Padre Bento.

2000
Expanded
Igreja Nossa Senhora da Paz

Começam as entradas no pátio e nas ruas próximas a Igreja Nossa Senhora da Paz no bairro da Liberdade em São Paulo.

2006
O Evento mais esperado pela comunidade boliviana
La Gran Entrada

Começam os desfiles folclóricos no Memorial da América Latina no bairro da Barra Funda em São Paulo.

2022
Pós Pandemia
Fé & Cultura

O desfile folclórico gastronômico cultural boliviano começa uma nova etapa desta vez no Bairro de Santana em São Paulo o local recebe mais de 15mil pessoas.

2023 - Este ano

O desfile folclórico gastronômico cultural boliviano começa uma nova etapa desta vez no Bairro de Santana em São Paulo o local recebe mais de 20mil pessoas.

Valores e Missão

Fé e devoção a base do folclore boliviano

“Todo ano no mês de agosto, milhares de fraternos bolivianos e de muitas outras nacionalidades, devotos das virgens padroeiras da Bolívia, promovemos em São Paulo a mais alta expressão do folclore boliviano, perpetuando a Fé e Cultura que ajuda a destacar a identidade dos imigrantes bolivianos e os nossos filhos brasileiros”.   

“Cada ano é esperada esta data não só pelos imigrantes e sim até pelos próprios paulistanos. Já nossa festa faz parte da cidade de São Paulo a Cidade dos Mil Povos”  

“Aportar na organização de toda edição da Festa Fé e Cultura é ajudar a promover uma das culturas mais antigas do mundo, além de fortalecer uma das migrações mais pujantes na construção da economia brasileira, com nosso trabalho dedicado a superação os 365 dias do ano”. 

German Poma Mamani

Fundador da ACFBB em 2007
Faleceu em 2019

Religiosidade

Fé e devoção pelas padroeiras da Bolívia

A devoção pela virgem de Copacabana, Virgem de Urcupiña e Virgem del Socavón, são alicerce do folclore boliviano na Bolívia, no Brasil e o Mundo.