O folclore boliviano patrimônio oral e imaterial da humanidade

“UNESCO – 2012”

Morenada

A Morenada, uma das danças representativas da cultura ocidental da Bolívia. Essa importância se destaca pela ampla difusão da dança e da música em diferentes festas cívicas e padroeiras nas cidades de La Paz, El Alto, Oruro, Sucre, Potosí, Cochabamba e cidades vizinhas.

Sua possível miscigenação sempre inicia o debate entre aqueles que defendem a origem puramente aimará da dança e estudiosos que encontram evidências coloniais e republicanas da notável influência da cultura africana sobre a Morenada.

Esses estudos afirmam que inicialmente a morenada era uma dança de negros ou morenos, introduzida na Bolívia na época colonial, quando os negros eram escravos usados ​​como substitutos dos mitayos (peões que trabalhavam) nas tarefas das minas de Oruro e Potosí.

A Morenada tenta satirizar as danças das cortes do vice-reinado e também esta dança reedita ou reproduz o que era a escravidão dos negros sob o domínio dos espanhóis onde o capataz representa os capatazes que vigiavam os escravos em um sistema de exploração desumana e suas correntes e as algemas nos lembram a batida de seus chocalhos, os pretos representam os servos fiéis dos patrões.

Tinku

Los Tinkus é uma dança que representa um confronto ritual que ocorre nas cidades de North Potosi e South Oruro, na Bolívia. O significado da palavra Tinku é “encontro” (da palavra quíchua tinkuy, encontrar).

Este ritual ainda é praticado nas comunidades da região denominada Norte Potosí, sendo preservado e transmitido de geração em geração, para promover parte do costume ancestral e do patrimônio cultural.

O tinku é nativo dos Laimes e Jucumanis, localizados ao norte do departamento de Potosí. Neste encontro ritual, que se realiza anualmente denominado Tinku, ocorrem lutas entre homens (mas também entre mulheres e crianças) das comunidades de baixo e de cima. Geralmente as brigas devem ser individuais, mas muitas vezes o consumo excessivo de chicha leva a brigas, que podem causar ferimentos graves e até a morte. É praticado como um rito cerimonial, mesclando-se ao costume, filosofia e religião dos povos indígenas por sua devoção mística.

 

Diablada

A dança “diablada” é uma dança típica do departamento de Oruro, e nasce do culto do mal “supay” com o diabo da liturgia católica. Em tempos passados, quando os conquistadores queriam converter os indígenas expurgando seus costumes pagãos, praticavam a catequese do cristianismo.

Representa a luta entre o bem e o mal; entre o Arcanjo São Miguel com as Sete Virtudes, e Lúcifer, com os Sete Pecados Capitais.

Por trás da figura do diabo, você parece esconder conceitos e personagens da religião andina, como o “tio” das minas, um ser sobrenatural, subterrâneo e dono de metais que logo pode conceder grandes riquezas, ou causar a morte em os sumidouros. A colina da mina, por sua vez, está associada à Virgem, em cuja homenagem surgiu a Diablada.

Durante a fase de difusão social desta dança (1900-1950), a tradição “diablada” continuou seu curso junto com outras danças na festa da “Virgen del Socavón”.

Caporal

Los Caporales tem uma história recente e controversa, cheia de mudanças, adoções e inovações. A entrada do Jesús del Gran Poder foi palco da primeira apresentação pública da dança. Naquela época o guarda-roupa do Caporal era uma combinação que tinha guaracheras cubanas, calça larga no estilo do gaúcho argentino, bota com sinos, chapéu de palha e, nas mãos, chicote e máscara preta.

O caporales é uma dança pós-hispânica, cujas raízes estão ligadas à Saya dos afro-bolivianos que vivem na região de Yungas de La Paz e que os identifica definitivamente como tal.

A dança dos capatazes destaca a demonstração de poder, na qual prevalece um capataz ou capataz, e é quem comanda o grupo, incutindo medo e autoridade com um chicote na mão e sinos nas botas.

Salay

Também conhecido como “salay” ou “zapateo” é uma dança do Valhe boliviano. É dançado ao som de “huayños”, ao ritmo dos charangos, homens e mulheres intercalam versos, geralmente cantados em quíchua.

É uma dança de namoro em que o homem, através da dança, consegue criar movimentos graciosos e sapateio, procura conquistar a atração de sua parceira, que finalmente atraído e convencido pelos encantos dispensados, acaba em seus braços.

O nome deriva da palavra que, em muitas ocasiões, se repete como uma ladainha nos huaynos que acompanham a dança.

Faça parte da ACFBB