16 anos da Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil – ACFBB

Fé e Devoção

A missa em homenagem à data foi conduzida pelo padre Alfredo, da paróquia Nossa Senhora da Paz, situada no vibrante bairro da Liberdade, em São Paulo. O clima de união e respeito entre as diferentes fraternidades folclóricas que compõem a associação boliviana foi evidente durante toda a cerimônia.

Após a celebração ecumênica, foi a vez de celebrar a cultura boliviana em um animado evento no salão da paróquia. Os representantes de cada fraternidade presentearam os convidados com passos exuberantes das danças típicas, música e comida tradicional. Uma verdadeira imersão na riqueza cultural da Bolívia!

Foto_ACFBB
Abdon Cochi – (Preste maior da Virgem de Copacabana), Edson Landia (Tesoureiro da ACFBB), Rolando Bulacios (Cônsul Geral da Bolívia em SP), Judith Sinaniz (Presidente da ACFBB), Zenon Yucra (Secretário Geral da ACFBB), Vania Claros (Cônsul da Bolívia em SP), Nancy (Preste da Virgem de Urkupiña), Juana Colque de Cochi (Preste de Copacabana), José Guzman (Vice-presidente da ACFBB) – foto: divulgação.

Missão da ACFBB

A Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil tem uma nobre missão: difundir e valorizar a cultura e o folclore boliviano no Brasil. Com 16 anos de história, a associação tem se consolidado como um importante pilar da comunidade boliviana em solo brasileiro, promovendo a integração e o respeito entre as culturas.

Que venham muitos mais anos de celebração e valorização da cultura boliviana no Brasil! Parabéns, Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil!

Diretoria da ACFBB – Gestão 2023/2025

Judith Sinaniz Gallegos
Presidente

José Guzman
Vice-presidente

Edson Landia
Tesoureiro

Zenon Yucra
Secretário Geral

A força da cultura boliviana no Brasil

A cultura boliviana é uma riqueza que contribui para o enriquecimento do Brasil como uma nação plural e diversa. A presença da cultura boliviana no país pode ser vista em diferentes aspectos, desde a música, dança, gastronomia, artesanato e muito mais. Essa diversidade cultural é um dos grandes diferenciais do Brasil em relação a outros países do mundo.

A cultura boliviana, por exemplo, é muito rica em cores, formas e tradições. Suas danças, como a Morenada, Caporales e Tinkus, por exemplo, são conhecidas por sua energia e beleza. A música boliviana, com seus instrumentos como o charango, quena e zampoña, também tem um lugar especial na cultura do país.

A gastronomia boliviana também é muito diversa e saborosa, com pratos como o salteña, a sopa de mani, o chicharrón, entre outros. Além disso, a arte e o artesanato bolivianos são conhecidos por sua originalidade e habilidade.

Toda essa riqueza cultural boliviana presente no Brasil ajuda a fortalecer o engrandecimento do país como uma nação plural e diversa. Isso também demonstra a importância do respeito e valorização das diferenças culturais, que enriquecem a sociedade e a tornam mais rica e interessante.

Portanto, a cultura boliviana é um patrimônio cultural valioso que contribui para o enriquecimento do Brasil como uma nação multicultural. É importante celebrar e valorizar essa diversidade cultural, reconhecendo a importância de cada cultura na formação da identidade do país e na promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Compartilhe esta postagem: